terça-feira, 24 de agosto de 2010

1.3. Pesquisa II: Buscar na internet 7 diferentes tipos e estilos de desenhos utilizados para diversos objetivos e publicar no blog (Exemplo: infográfico, desenho arquitetônico, cartum, mangá, charge, entre outros).

Desenho Arquitetônico:O desenho arquitetônico é, em um sentido estrito, uma especialização do desenho técnico normatizado voltada à execução e a representação de projetos de arquitetura. Em uma perspectiva mais ampla, porém, o desenho de arquitetura poderia ser encarado como todo o conjunto de registros gráficos produzidos por arquitetos ou outros profissionais durante ou não o processo de projeto arquitetônico. O desenho de arquitetura, portanto, manifesta-se como um código para uma linguagem, estabelecida entre o emissor (o desenhista ou projetista) e o receptor (o leitor do projeto). Desta forma, seu entendimento envolve um certo nível de treinamento, seja por parte do desenhista ou do leitor do desenho. Por este motivo, este tipo de desenho costuma ser uma disciplina importante nos primeiros anos das faculdades de arquitetura. O desenho arquitetônico também costuma se constituir em uma profissão própria: os desenhistas técnicos (ou a sua versão atual, representada pelos cadistas - ou manipuladores do softwares CAD) são comuns nos escritórios de projeto.



Mangá:O mangá (português brasileiro) ou manga (português europeu) (em japonês: 漫画, manga?, literalmente história(s) em quadrinhos) é a palavra usada para designar as histórias em quadrinhos feitas no estilo japonês. No Japão, o termo designa quaisquer histórias em quadrinhos.
Vários mangás dão origem a animes para exibição na televisão, em vídeo ou em cinemas, mas também há o processo inverso em que os animes tornam-se uma edição impressa de história em sequência ou de ilustrações.





Desenho Infográfico: Infografia ou infográficos são representações visuais de informação. Esses gráficos são usados onde a informação precisa ser explicada de forma mais dinâmica, como em mapas, jornalismo e manuais técnicos, educativos ou científicos. É um recurso muitas vezes complexo, podendo se utilizar da combinação de fotografia, desenho e texto.
No design de jornais, por exemplo, o infográfico costuma ser usado para descrever como aconteceu determinado fato, quais suas conseqüências. Além de explicar, por meio de ilustrações, diagramas e textos, fatos que o texto ou a foto não conseguem detalhar com a mesma eficiência.
Também são úteis para cientistas como ferramentas de comunicação visual, sendo aplicados em todos os aspectos da visualização científica.

Cartoon:É um desenho caricatural que representa uma situação humorística, utilizando ou não legendas, sendo usualmente utilizado com pena ou pincel e tinta, ou em alguns casos em aguadas. O cartoon, em contraposição à charge (termo brasileiro para o cartoon politico, ou sobre temas actuais), é atemporal e é universal, pois não suprime necessariamente aos acontecimentos do momento.
O termo cartoon (cartão), tem sua origem no termo italiano cartone (pedaço de papel) que era aplicado aos moldes recortados ou perfurados em cartão resistentes, usados para transpor e marcar os desenhos nas obras de arte de grande porte, como murais ou tapeçarias. O mesmo termo era usado para denominar um pequeno projeto em escala, desenhando em cartão para ser reproduzido e depois ampliado. A expressão, com o sentido que tem hoje, nasceu em 1841 nas páginas da revista PUNCH , a mais antiga revista de humor do mundo ainda em circulação. O príncipe Albert encomendara a seus artistas uma série de cartoons para novos murais do Palácio de Westminster; os projetos dos artistas reais, expostos, foram alvo das críticas e da mordacidade do povo inglês, e a revista PUNCH resolveu os seus próprios cartoons, parodiando a iniciativa da Corte.
Desenho figurativo: Tem a finalidade de representar formas que reproduzem a aparência da realidade. Tanto as naturais quanto as criadas pelo homem. A sua execução pode ser a partir da observação, de memória ou de criação.
Charge:

Nenhum comentário:

Postar um comentário